Pages

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um dedo a mais. PART.1

         Eu sou a primeira a apontar aquilo que eu acho defeituoso no País. Sinceramente, eu fico tão necessitada de extravasar que a primeira coisa que faço é escrever sobre aquilo. Vide vários dos meus posts aqui no blog. O que eu tenho para falar hoje, segue a mesma lógica, só que eu não estou querendo criticar meu país, na verdade estou querendo URGENTEMENTE gerar uma reflexão.
        Não vou dizer que nossa educação é maravilhosa, não, não é. Principalmente nas partes básicas, que é onde temos mais déficit... Ensino fundamental é mesmo uma ponta dessa extensa linha que me preocupa e me incomoda, já que eu vejo tanto descaso e vejo muitos políticos tentarem enganar a população com meia dúzia de  artifícios que soam justos e bons para a maioria, mas que nós sabemos que são maneiras de se tapar o sol com a peneira.
         Pois muito bem, me recuso a entrar nesse mérito hoje. Hoje não falarei de políticas públicas de educação, como cotas, bolsa família, bolsa escola e blá blá. Hoje vou me limitar a falar de outro tema dentro de Educação. E esse tema se chama: VALORIZAÇÃO.

        Eu sou da ideia de que temos que criticar quando é preciso, mas também devemos elogiar quando necessário. Não acho que se hoje vou falar bem da educação superior o mérito é do governo, pelo contrário, o mérito é muito mais dos professores, dos coordenadores de curso, de muitos dos funcionários do MEC que coordenam e gerenciam as grandes curriculares. São esses que muitas vezes sem o apoio e sem o auxílio do governo federal se empenham para manter as Universidades com qualidade, com bons profissionais e funcionando. A Greve dos professores está aí só para reforçar o quanto o governo é extremamente incompetente ao retribuir esses profissionais que em tantas partes do mundo são melhores retribuídos. Mas também não é sobre greve esse texto.
         Quero fazer uma pergunta e ela é muito reflexiva. Você dá valor à educação superior do Brasil? Quer dizer, se te oferecessem duas opções: a) estudar com bolsa auxílio em qualquer faculdade pública brasileira OU b) estudar com bolsa auxílio em qualquer faculdade do exterior , qual opção você escolheria? Não entre no mérito "conhecer o país", pense no benefício para seu currículo. Pois então, eu garanto que muito mais da metade das pessoas que estão lendo esse post responderiam a letra B. Não é fingir que não entendo, não é dizer "sejam nacionalistas" e blá blá blá. Mas a verdade é que essa é uma falácia que a gente compra fácil, achando que só porque é um produto de fora ele é melhor. Na verdade as Universidades Brasileiras são uma das melhores do mundo, talvez não em infraestrutura, mas em grade curricular. Isso mesmo, CONTEÚDO
         Você sabia que a grade curricular de um curso de engenharia no Brasil é muito mais puxado e melhor qualidade do que muitos da Europa? Você sabia que nossos estudantes de medicina são muito mais exigidos que os estudantes de outros países? E você sabia, que por causa dessa nossa mania de desprezar o nacional em favor do internacional, nossos profissionais que são SUPERIORES, ao menos no que diz respeito a conteúdo aprendido, estão perdendo chance dentro do cenário nacional?
         Quer dizer, o cara se mata de estudar aqui, enfrenta diversos desafios como transporte, estágios horrorosos, muitas vezes uma prova dificílima para poder atuar na profissão e aí quando se tornam profissionais aptos para o mercado são desmerecidos. 
( AGORA que citei tudo isso, também preciso reconhecer que os profissionais, os professores de universidades federais são incentivados a estudar e a se aperfeiçoar pelo próprio governo federal. O governo PAGA os estudos, paga o tempo dispensado para essas melhorias. Claro que para chegar num patamar de professor concursado de faculdade pública é difícil, mas ainda assim é algo bacana de acontecer. Num País onde cada vez mais a educação é deixada de lado, essa é uma atitude honrável e admirável. Não é muito e nem mesmo o suficiente, mas é alguma coisa. )
         Se você não começa a acreditar na capacidade do seu país, como espera que outros o faça?
     Tenho muita coisa para falar sobre isso, sobre essa questão de valorizarmos o que vem de fora e desmerecermos tudo que vem do nosso próprio país, mas vou preferir dividir tudo isso. Por hoje, quero deixar a mensagem de que temos perdido tempo olhando para os méritos alheios e deixado de bater palmas para os nossos, para aquilo que é plantado na nossa terra, que tem o suor da nossa gente. Que o que é Brasileiro, tem que ser valorizado primeiro por nós. Mas estamos sempre esperando uma segunda opinião, estamos sempre esperando que o nosso seja inferior. Por enquanto o mais inferior é nosso jeito de pensar.

1 comentários:

Victor Nascimento disse...

Verdade! Não poderia concordar mais, não que eu não entenda que menospreza o Brasil! Claro, ainda há níveis de menosprezo!
Mas, no fundo, é tanta desesperança enraizada no país, que tornou-se um instinto natural abaixar a cabeça e reconhecer a "inferioridade"!
O brasileiro tem muita coisa rica dentro do território, mas não consegue (tem preguiça) de ver!

Postar um comentário

Compartilhe!

Powered By Blogger