Pages

sábado, 29 de setembro de 2012

Existo, logo penso????

Nietzsche que me dê licença da citação, mas é sério isso?

Será que essa filosofia do "existo, logo penso" pode ser realmente comprovada? Quantas pessoas, SEM DÚVIDA, existem por aí, mas não pensam. Elas vomitam. Vomitam repetições, compartilham frases que elas nem sequer sabem o que significam, elas estão por aqui vivendo e só. Nada para acrescentar.
Caramba, está faltando pensamento no século XXI. Tem gente demais e reflexão de menos, tem repetição de mais e senso crítico de MUITO menos. Senso crítico, que locução maravilhosa, que preciosidade que está esquecida entre a moda e a futilidade.

Tem gente que acha que pensa, mas vomita frases "cults" e pensamentos políticos teóricos LINDOS, mas que na prática não servem nem para calcular o gasto do senado com a limpeza dos banheiros. Sobre isso não posso culpar os cidadãos pela ignorância já que ninguém ensina mais como que as coisas funcionam, não tem ninguém para indicar o caminho hoje em dia e a pessoa anda como dá. O problema é vomitar achando que está cristalizando carbono hexagonal.

Tem diversas coisas que me deixam injuriada ultimamente com ligação à esse padrão que vou nomear carinhosamente de "idiotização cult". Pois bem, ela está em todos os lugares: na faculdade, no facebook, na televisão, no twitter, nos e-mails de trabalho,nas rádios, no programa eleitoral, nas boas intenções...  E o mais surpreendente é como a idiotice se espalha! Com nessa onda de compartilhamento o que realmente interesse fica preso em algumas poucas visualizações enquanto a idiotice se prolifera como epidemia.

É verdade que devemos ser firmes em nossas opiniões e que se as temos é porque achamos que elas são sensatas. Mas a pessoa que tem fortes argumentos para manter sua opinião, mesmo que para mim esta seja a mais estúpida possível, já ganha pontos. O que me incomoda, além da falta de coerência de alguns lemas, se algumas visões, é a repetição desenfreada destas quando muitas vezes não se sabe nem do que se está falando. Como por exemplo, vi no facebook esses dias... Um compartilhamento dizendo que homem machista acha feio mulher falar palavrão... Até eu acho feio. Falo, mas acho feio. Acho feio homem falando também. A grande diferença é que na minha visão, mulher é mais sensata que homem. Mulher percebe as coisas de maneira mais clara e cabe a ela se portar com mais educação, com uma postura adequada. E se o homem está fugindo disso, sinalizar para ele que não está adequado.  Também tinha uma dizendo que homem machista chama senso crítico de TPM... Dá licença, eu tenho TPM e eu mesma não me suporto quando estou nesses dias e sei de um monte de gente que fica um SACO com sua porção de opiniões exageradas e dramáticas/esbaforidas/melodramáticas/nervosinhas. Existe diferença entre "senso crítico" e "falação".

Nessa comunidade tinham algumas outras tantas atrocidades. Tinham algumas, bastante até, quer eram verídicas, coerentes e tal, mas outras?! Outras eram simplesmente... melhor nem dizer. A minha crítica aqui é por colocar tudo num saco só e não pensar no que isso significa. E não ter noção de quais arestas isso deixa. Porque nada é unilateral nessa vida. Você tem que ter noção disso e refletir sobre as cartas que não estão na mesa, ou seja, nas coisas que não podem ser vistas do seu ponto de vista.A vida é como um jogo de cartas, não é porque você tem um bom jogo que pode garantir saber onde estão todas as outras cartas e o que elas significam...

E aí Nietzsche.. Só porque eu existo, será que eu penso?

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe!

Powered By Blogger